Navegadores são coisas incríveis. Antes, se você quisesse editar qualquer tipo de arquivo, teria de instalar o software em seu computador. Mas nos dias de hoje, a maioria pode ser feita diretamente pelo navegador. Por exemplo, você pode usar o Google Drive para pré-visualizar arquivos diretamente no Gmail, criar e compartilhar Google Docs, Planilhas e Slides, e até mesmo editar outros tipos de arquivos como documentos do Microsoft Office sem instalar uma única coisa em seu disco rígido.

Mas aqui está o problema: quando se trata de navegadores e aplicativos instalados que trabalham bem juntos, eles não estão exatamente na mesma página. Para mudar isso, hoje estamos lançando uma nova extensão para o Chrome que permite que você abra arquivos do Google Drive diretamente em um aplicativo compatível instalado em seu computador. Isso inclui aplicativos como ferramentas de design de vídeo, software de edição de imagem avançada, programas de contabilidade e fiscais ou animação 3D. Então, não importa o que você tenha no Drive, usando a web para acessar e gerenciar arquivos não significa que você está limitado a usar aplicações que só funcionam no seu navegador.

Para começar, instale a versão mais recente do aplicativo Drive para Mac ou PC (versão 1.18) e sincronize seus arquivos. Então, visite o Google Drive em seu navegador Chrome (certifique-se que você está no novo Google Drive). Finalmente, clique com o botão direito no arquivo e selecione “Abrir com” para ver uma lista de aplicativos compatíveis no seu computador que pode abri-lo. Por exemplo, você pode optar por abrir um arquivo PDF com o Adobe Reader, ou .psd com Photoshop, faça suas edições e salve de volta as mudanças para o Drive que irá sincronizar em todos os seus dispositivos e demais colaboradores.

Esta extensão vai ser lançada ao longo dos próximos dias.

Fonte: http://googleforwork.blogspot.com.br/2014/11/launch-desktop-applications-from-google.html