Postado por Nicolas Lidzborski, líder da Engenharia de Segurança do Gmail.

(também publicado no blog oficial do Google e blog Gmail) – clique para ler a versão original.

Nota do editor: as atualizações a seguir aplicam-se a ambos os consumidores e usuários do Google Apps.

Seu e-mail é importante para você, e ter certeza que ele permaneça seguro e sempre disponível é importante para nós. A medida que avançamos sobre o seu dia lendo, escrevendo e verificando mensagens, há toneladas de medidas de segurança que funcionam nos bastidores para manter seu e-mail salvo, seguro e lá sempre que você precisar.

A partir de hoje o Gmail sempre usará uma conexão HTTPS criptografada quando você verificar ou enviar e-mail. O Gmail tem suportado HTTPS desde o dia em que foi lançado, e em 2010 deixamos o HTTPS como padrão. A mudança de hoje significa que ninguém pode verificar como suas mensagens vão e voltam entre você e os servidores Gmail, não importa se você estiver usando o Wi-Fi público ou logado do seu computador, celular ou tablet.

Além disso, todas as mensagens de e-mail único que você enviar ou receber -100 % deles- são criptografados enquanto se movem internamente. Isso garante que suas mensagens são seguras não só quando se deslocam entre você e os servidores do Gmail, mas também quando se movem entre centros de dados da Google, algo que priorizamos após revelações do último verão.

Claro que, ser capaz de acessar seu e-mail é tão importante quanto mantê-lo salvo e seguro. Em 2013 o Gmail estava disponível em 99,978% do tempo, com média de menos de duas horas de interrupção ao um usuário o ano inteiro. Nossos engenheiros especialistas cuidam 24 horas, 7 dias por semana dos serviços Google e se um problema surge, eles cuidam do caso imediatamente. Nós mantemos você informado postando atualizações no Apps Status Dashbord até que o problema seja corrigido, e nós sempre realizamos uma análise completa do problema para evitar que isso aconteça novamente.

Nosso compromisso com a segurança e a confiabilidade de seu e-mail é absoluta, estamos constantemente trabalhando em maneiras de melhorar. Você pode aprender sobre outras maneiras de manter-se seguro on-line, como a criação de senhas fortes e permitir a verificação de 2 etapas, visitando o Centro de Segurança : https://www.google.com/help/security .