segurança na nuvem

A Computação em Nuvens, ou Cloud Computing, é uma realidade cada vez mais presente na vida de todos nós. Com um sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, temos acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. E isso é tão prático, fácil e conveniente, que tem se tornado rapidamente a regra vigente no mercado de TI.

Os mais paranóicos, no entanto, ainda se perguntam: Podemos Confiar nas Nuvens?

Esta já não é uma pergunta pertinente. Com toda a tecnologia da internet passando rapidamente para a Nuvem, em pouco tempo não poderemos mais resistir à ela. A frase correta não seria uma pergunta, mas sim uma exclamação: Temos que confiar nas Nuvens!

Dito isso, a pergunta mais apropriada seria: Podemos confiar em Nuvens baratas demais?

É bom ficar com um pé atrás, principalmente em se tratando de pequenos provedores, afinal já aconteceram alguns desastres. Segundo artigo da CIO:

Alguns provedores chegaram a sumir do mapa, como foi o caso da Nirvanix. A fornecedora de armazenamento em cloud fechou as portas em 2013. A Code Spaces é outro exemplo, que passou por maus bocados depois de ser hackeada e perder dados. Tem também a MegaCloud, que fechou, sem motivos, em 2013.

Isso não significa que pequenos provedores não devam ser escolhidos na hora de contratar serviços de computação em nuvens. Sempre haverá espaço para todo o tipo de fornecedor no cenário de US$ 127 bilhões previstos para a indústria de computação em nuvem. Mas se o que você busca é confiabilidade e segurança, opte por empresas sólidas e com uma gama abrangente de ferramentas, além de um largo ecossistema de aplicações disponíveis em sua nuvem.

Não fique em dúvida, experimente!

Teste o Google Drive for Work, a principal ferramenta de comunicação e colaboração da Google.  Com essa solução de nuvem, todos os seus arquivos estarão protegidos, abertos para colaboração, fáceis de acessar e com espaço ilimitado.

Clique aqui e teste o Google Drive for Work por um mês totalmente de graça!

Google Drive for Work, a ferramenta do presente para mudar o seu futuro.

 

Artigo completo: http://cio.com.br/tecnologia/2014/12/08/da-para-confiar-em-nuvens-baratas-demais/