O Projeto Ara, do Google, quer revolucionar os smartphones

O Projeto Ara, do Google, é uma coisas mais bacanas da tecnologia acontecendo atualmente. A ideia é criar um smartphone que seja montado pelo usuário.

O aparelho é todo dividido em módulos. Cada um deles tem uma função para o smartphone – processador, memória, armazenamento, câmera, etc.

Esta semana o Google divulgou um vídeo mostrando um dos protótipos em funcionamento. O vídeo mostra o interior do NK Labs, o laboratório de engenharia que vem desenvolvendo o smartphone, em Boston.

No vídeo (que está no final deste texto) é possível ver como o smartphone é montado usando pequenas peças. Ele parece funcionar bem (para um protótipo), apesar da lentidão de resposta do aparelho.

A expectativa é que no futuro todos smartphones sejam assim. Isso traria alguns benefícios para os usuários. Seria possível, por exemplo, melhorar a câmera (pular de 8 MP para 12 MP) sem que seja preciso trocar de aparelho. Um problema no processador não significaria jogar o telefone todo fora, bastaria trocar a peça com problema.

Acredita-se que com os telefones modulares o preço médio de um smartphone irá cair, assim como os impactos ao meio ambiente (graças a uma produção menor de peças).

O aparelho mostrado no vídeo é a primeira geração do protótipo – chamado de Spiral 1. Outro modelo ainda não mostrado, o Spiral 2, deve trazer mais espaço para que desenvolvedores criem inovações.

O Spiral 2 será mostrado na segunda conferência que o Google fará para passar informações sobre o Projeto Ara para desenvolvedores. Ela acontecerá no dia 14 de janeiro na sede do Google, na Califórnia, e no dia 21 de janeiro em Singapura.

Veja o vídeo (em inglês) do Projeto Ara:

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/veja-o-prototipo-do-smartphone-modular-do-google-funcionando